Tecidos sem dobras!

tecido

Colocar a roupa estendida sobre a tábua, pressionar e deslizar sobre ela o ferro quente e que emite um vapor, esse simples ato faz as dobras e amassados desaparecerem. Mas como? O que exatamente fez com que a roupa ficasse sem rugas? Hoje vamos falar um pouco mais sobre o processo de passar uma roupa e como o calor atua no tecido. Entendendo como e o porque de tudo você pode cuidar melhor da sua roupa.

As fibras têxteis, sejam naturais ou sintéticas, são compostas por polímeros. Os polímeros são macromoléculas em forma de filamento, que possuem uma pequena molécula que se repete, como um padrão de uma cadeia. Essas fibras se comportam como corpo sólido até uma determinada temperatura, quando essa temperatura aumenta muito as fibras se tornam mais brandas e podem ser remodeladas. Graças a essa propriedade podemos deixar a roupa mais lisa com altas temperaturas, no caso com o ferro de passar. Ao pressionar e deslizar o ferro sobre a roupa remodelamos as fibras na direção que queremos, até obter o melhor resultado, que é uma roupa lisa.

E como nascem as dobras nas roupas? Os compostos de fibras dos tecidos ficam naturalmente retorcidos uns sobre os outros. Quanto mais estirados e tensos, mais retos permanecem, e menos se produzem dobras na superfície da roupa. Os tecidos de alta qualidade não têm muitas rugas ou dobras porque suas fibras também são de alta qualidade. Já os tecidos de baixa qualidade produzem amassados com facilidade, pois os compostos são frágeis e muito abertos. Quanto pior a qualidade do tecido mais abertas e desordenadas são as cadeias de polímeros, o que favorece a incorporação de vapor de água entre as fibras na hora da lavagem, e posteriormente, a formação de dobras e rugas. Ao passar a roupa o ferro seca esse vapor de água acumulado e alisa as fibras, revertendo esse processo.

Anúncios

Um pensamento sobre “Tecidos sem dobras!

  1. Pingback: roupas tecidos dobras :: Artículos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s