Limpeza Industrial

No ramo industrial a importância da limpeza é cada vez maior. Não apenas pela necessidade de outorgar ao cliente qualidade nos produtos e serviços, mas também pela tomada de consciência quanto à qualidade do ambiente de trabalho para os funcionários da empresa.

Para compreender o que significa a limpeza industrial é necessário ter uma idéia previa de limpeza em geral. Quando falamos de ambientes industriais falamos de limpeza e de desinfecção também, sempre em função dos produtos fabricados ou do serviço prestado. Na maioria das vezes há que eliminar a sujeira visível e invisível (infecções) do ambiente. Mas isso não quer dizer que você tenha que realizar as duas coisas ao mesmo tempo, pelo contrário, sugerimos que primeiro seja feita uma limpeza profunda da sujeira visível, depois a desinfecção do ambiente.

São dois os motivos para a limpeza ser realizada por etapas:

  1. Em primeiro lugar, se você realizar a desinfecção antes pode ser que a sujeira traga novas infecções;
  2. E por outro lado porque nem sempre os produtos que limpam são eficazes em desinfetar adequadamente ao mesmo tempo.

Vale lembrar que a combinação de produtos de limpeza e desinfetantes nem sempre é saudável ao nosso organismo.

A limpeza industrial é de vital importância, pois queremos evitar conseqüências não desejadas na saúde dos funcionários da empresa e porque as maquinas também requerem limpeza para ter um bom funcionamento e evitar desgastes prematuros. E ainda por cima o consumidor final muitas vezes se interessa pelos processos de produção e dá valor à limpeza do ambiente industrial, como mais um elemento em todo o processo. Outra conseqüência benéfica da limpeza industrial é ter um bom ambiente laboral. Um ambiente de trabalho livre de maus olores, livre de pragas e limpo.

Existem diferentes métodos de limpeza, e estão divididos em dois grandes grupos: os manuais (com energia mecânica) e os automáticos (com energia química e térmica). E existem também dois sistemas muito difundidos: o “clean in place” o qual não necessita desmontar as maquinas e limpar peça por peça, apenas colocar um liquido de limpeza (concentrado e feito de acordo com as substancias a remover) que circula pelos tubos do objeto. Esse sistema é o mais usado por industrias que não podem parar a produção, como as lácteas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s