Como limpar as persianas: Um sistema simples e infalível

A manutenção de certos elementos que formam parte de uma casa, como as persianas, é especialmente incômoda. Neste caso concreto, a dificuldade da limpeza das persianas deriva de sua própria estrutura, porque requer que se limpe cada uma das laminas que a compõem, e não são poucas, em qualquer caso.

Como sempre, o melhor conselho é que não deixemos passar muito tempo sem limpá-las, para evitar o acúmulo de sujeira. Na verdade, se nos acostumamos a passar um espanador, que retenha bem a sujeira e o pó, pelo menos uma vez por semana ou a cada dez dias, nunca necessitaremos de sistemas mais complicados.

Como se limpam as persianas

Para limpar, devemos fazer da forma correta. Ou seja, de lamina em lamina, começando pelas que estão situadas em cima e descendo, sempre limpando de um lado ao outro na horizontal, para que não saiam do lugar ou se deformem.

É melhor não usar produtos químicos ou sprays diretamente sobre a superfície. As persianas são geralmente feitas em plástico, madeira ou alumínio e por isso basta passar um pano umedecido. Em persianas de tecido com manchas não há muito que fazer a não ser levá-las para uma nova tintura.

No caso de persianas metálicas ou de vinil que estejam muito sujas, o melhor é desmontá-las e levá-las ao pátio ou à banheira. Passe uma escova suave umedecida em um pouco de água com algumas gotas de detergente. Em seguida, lavamos com uma mangueira ou com o chuveiro da ducha e eliminamos imediatamente o excesso de água com os dedos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s