A importância da limpeza hospitalar

limpeza hospitalarA limpeza hospitalar é muito importante. A maioria das enfermidades é causada por agentes infecciosos, e um correto manuseio dos aparelhos e do ambiente hospitalar são parte imprescindível para evitar propagações de doenças. Nos hospitais a quantidade de agentes infecciosos é muito alta. O lugar é um grande reservatório de micróbios, especialmente aqueles multirresistentes.  A presença de matéria orgânica favorece a difusão dos microrganismos, insetos, roedores e outros que podem veicular esses microrganismos nos ambientes de saúde.

É preciso ter um bom sistema de limpeza hospitalar evitando assim todo tipo de infecção e perigo dentro do hospital, já que ninguém está imune aos perigos dos germes que estão por toda parte.  As infecções no pós-operatório são as mais comuns. Às vezes podem trazer dores no local operado. Febre e presença de pus sinalizam o surgimento da infecção. No caso de implantes, pode ser necessário retirar o implante, erradicar a bactéria e realizar uma nova cirurgia.  As dificuldades podem ser grandes, até chegar à fatalidade.

A higiene hospitalar é um serviço especializado com profissionais especializados e preparados para o trabalho. Eles seguem um plano de ação e segurança minimizando desde o começo o risco.Todos os instrumentos passam por um rigoroso processo de esterilização, segundo as instruções dos fabricantes. O processo de limpeza de mãos também é muito importante, pois são consideras importantes transmissoras dos germes.

Mas o cuidado não se restringe aos instrumentos e as mãos, a higiene pessoal também é essencial. Além da limpeza das mãos, é importante separar um espaço para que os colaboradores não coloquem seu uniforme de trabalho em contato com suas vestimentas pessoais, para evitar o ingresso de germes do exterior ao espaço esterilizado, impedindo a contaminação, possíveis infecções e complicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s