Entenda a relação entre a dermatite e a limpeza

Existem algumas profissões que podem ter uma relação mais sobressaída com alguns quadros de doenças, em especial quadros de doenças respiratórias ou de pele. Segundo uma pesquisa do Serviço de Dermatologia Ocupacioalergia-a-produtos-de-limpezanal da Escola Nacional de Saúde Pública, alguns profissionais da área de construção, metalurgia ou limpeza estão mais propensos a serem atingidos por este tipo de doença. Os números são ainda maiores quando se trata de mulheres que trabalham como empregadas domésticas e fazem uso de produtos químicos diariamente.

Esta exposição é produzida basicamente por produtos químicos que não estão devidamente controlados ou que no caso são mal utilizados (as empregadas domésticas geralmente não leem as etiquetas dos produtos). Segundo a pesquisa nos anos de 2000 a 2011, aproximadamente 1.735 pacientes foram atendidas, desses pacientes em 218 foram diagnosticados casos de dermatites por contato ocupacional (contagiadas no lugar de trabalho).

A idade dos pacientes era entre 31 e 60 anos. Um fator em comum foi que as inflamações em todos os casos começaram pelas mãos e antebraços. Os produtos (de limpeza doméstica) com impacto mais forte sobre a saúde humana são:

  • Ácidos: Sulfúrico, clorídrico, nítrico entre outros.
  • Solventes: Querosene, acetona, gasolina, tolueno, etc.
  • Metais: Cobalto, níquel, cromo, entre outros.
  • Óleos: Tanto os vegetais como os minerais (em alta exposição)
  • Aditivos: Colas, cimento ou mesmo a cal.
  • Tintas: Resinas, tintas especializadas com muito ácido.

Os especialistas afirmam que a responsabilidade principal deve recair no empregador, porque este deve oferecer condições saudáveis para que o trabalhador não ponha em risco a saúde. Mas também eles mencionam que os próprios empregados devem tomar providências e sempre que possível ler as etiquetas e recomendações escritas no recipiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s