Conheça as cidades brasileiras que multam aqueles que jogam lixo em vias publicas.

Um total de 1100 pessoas já foram multadas por jogar lixo nas ruas do centro do Rio de Janeiro porque entrou em vigor uma lei para combater aqueles que sujam a cidade e para reduzir o custo de limpeza municipal, informaram alguns dos funcionários.

Multas que variam  de 157 a 3.000 reais ) dependendo do tamanho dos resíduos e impacto ambientalporcalhao, 192 foram impostas por funcionários públicos, divididos em 58 equipes.

As equipes, cada uma composta de um policial, um funcionário público e um funcionário da empresa de limpeza municipal, marcharam pelas ruas da cidade, onde a aplicação da lei é limitada inicialmente a identificar as pessoas que jogam lixo nas ruas.

A maioria das pessoas que foram sancionadas pela lei “zero sujeira” foram vistas no momento em que praticavam o ato de jogar cigarros no chão. Os multados elogiaram a iniciativa, mas pediram mais tempo para a divulgação, embora o prefeito dedicou 3 meses para a divulgação muitas pessoas ainda não conhecem a lei.

A lei entrou em vigor em setembro de 2013 nos bairros turísticos de Ipanema, Leblon e Lagoa, e um mês depois no famoso bairro de Copacabana.

Uma das principais reclamações dos turistas que visitam a cidade é a acumulação de resíduos  nas ruas, de acordo com pesquisas realizadas periodicamente.

‘Queremos transformar o comportamento da população. Queremos chegar a ter a cidade impecável como Tóquio, onde quase não há latas de lixo nos espaços públicos. Se as pessoas manterem o lixo e levarem para sua casa podem deixar as ruas mais limpas e otimizar o processo de limpeza da cidade ‘ palavras do responsável do projeto.

Outras cidades que estão adotando esta postura são: Curitiba, Florianópolis, Vitória (ES) e Porto Alegre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s