Aprenda a limpar e restaurar livros!

Uma limpeza e restauração profunda de livros afetam tanto a capa como as páginas internas. Este tipo de limpeza exige amplo conhecimento das principais técnicas de restauração, de modo que este trabalho deve ser confiado a um profissional. Mas há pequenas falhas que, se você agir a tempo, pode repará-las sem a utilização de grandes meios ou experiência, evitando assim uma maior deterioração.

Retire o pó que fica na borda superior dos livros comibooksm um espanador, escova de vácuo ou uma escova macia. Os livros devem ser abertos periodicamente para remover a poeira que se infiltra no interior e debe-se arejar o papel evitando assim a formação de mofo e bolor.

Sujeira e marcas dos dedos no papel ou nas capas são removidas com um espanador ou uma escova macia, ou mesmo uma borracha macia. As capas de tecido são limpas com espuma ou spray seco para limpeza a seco de tecidos.

As encadernações de couro devem ser limpas com uma esponja embebida em um sabonete especial para couro. As manchas são removidas com um cotonete de algodão embebido em aguarrás. Evite molhar o papel, protegendo com uma folha de plástico as capas.

Alguns componentes de adesivos comerciais deterioram o papel impresso á longo prazo. Portanto, para restaurar livros e obras de arte, só devem ser utilizados adesivos especiais, à venda nas lojas de encadernação. Você também pode usar cola de encadernador, que pode ser feita em casa: aquecendo em uma panela de grãos de amido (farmácias) diluída em nove partes de água.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s