Entenda a importância da limpeza hospitalar

A higiene hospitalar é um dos aspectos fundamentais de controle de infecção. O médio ambiente hospitalar desempenha um papel importante na transmissão de doenças e tem sido associado, por vezes, como uma causa direta da infecção dos pacientes, e tem sido responsável por grandes epidemias.

Entre os objetivos da limpeza hospitalar encontramos a procura de diminuir tathemehospitalnto microrganismos contaminantes como a sujeira ambiental. A limpeza hospitalar também se destina a satisfazer a norma de higiene hospitalar e a importancia do seu cumprimento para prevenir a transmissão de infecções. Os métodos de limpeza variam de acordo com o sector do hospital, o tipo de superfície a ser limpa, a quantidade e características da sujeira.

A remoção física dos microorganismos por lavagem com água, detergente e pano limpo é mais importante do que o efeito da solução de desinfetante.

Não é recomendada a utilização de spray desinfetante ou vaporização, pois além de não oferecer vantagens na limpeza, é caro e tóxico.

Sob nenhuma circunstância deve misturar o detergente com água quente, porque isso cria um vapor tóxico que prejudica aqueles que estão fazendo a aplicação desse produto, além de inativar a ação desinfetantedo mesmo. Não utilize métodos de limpeza a seco, como espanadores, vassouras, escovas.

Polidores são permitidos, desde que eles façam uma limpeza profunda. Os pisos devem ser limpos uma vez por turno, principalmente quando há sangue ou secreções.

As manchas de sangue são descontaminadas com água sanitária 10% durante 15 minutos e em seguida limpa com sabão e água corrente. É muito importante que as paredes e tetos estejam em boas condições para evitar a acumulação de sujeira.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s