Moradores transformam matagal em pista radical

Quem mora em São Paulo sabe bem o que é ter uma grande cidade cheia de concreto ao redor, e poucos espaços verdes. Do mesmo jeito, moradores de um dos bairros periféricos da zona sul de São Paulo, decidiram transformar essa realidade cinza e dar um toque de verde ao redor, melhorando a paisagem.

Utilizando enxadas e vassouras nas mãos e todo tipo de ferramentas, trabalharam em conjunto para transformar um matagal de mais de 30 mil m² repleto de lixo e entulho em um lindo parque com uma pista de bici-crossbicicross. O projeto não foi só isso; a ideia é construir uma horta e um espaço para uma academia ao ar livre.

Além disso, o projeto tem miras de crescimento, e os olhos estão colocados no futuro. O próximo passo é transformar uma área contígua em um polo cultural. O grande diferencial desta iniciativa é que todo o trabalho, os materiais, e todos os custos de trabalho e financiamento são por conta dos próprios moradores e vizinhos.

O espaço onde agora se encontra o parque foi um espaço com algumas dificuldades. No ano de 2006 uma empreiteira construtora realizou uma obra se autorização. O terreno tinha 30 árvores nativas que foram demolidas para realizar a construção de um condomínio residencial. A construtora não pediu nenhuma permissão para realizar o primeiro trabalho e os vizinhos se mobilizaram contra ela para evitar a construção do prédio residencial.

Após uma grande mobilização, a vizinhança conseguiu recolher mais de 10 mil assinaturas num abaixo- assinado, conseguindo que a prefeitura multasse a empreiteira e acatasse a vontade popular. Mas a população não gostou dos planos da prefeitura e decidiu mudar as coisas. Trabalho em equipe, cooperação e esforço, combinações que permitiram uma grande obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s