O capitonê é um acabamento que se foi tornando muito popular nas ultimas décadas. Foi um tipo de acabamento muito utilizado no mobiliário da época vitoriana, e foi se tornando muito requisitado nos dias de hoje por conta da combinação do toque jovial e ao mesmo tempo clássico.
É importante manter o capitonê em ótimas condições, pois isso vai garantir que o estilo da sua casa se mantenha com esse estilo clássico e jovial característico de esse tipo de acabamento.
Para manter seu capitonê nas melhores condições deve-se ter presente algumas questões importantíssimas:
– Segundo o tipo de material do capitonê a limpeza de capitonê
é realizada de um jeito ou de outro. Alguns são feitos de couro, camurça, veludo, lona e outros muitos tipos de tecidos; e cada um deles tem um jeito diferente para ser limpos sem estragar o material.
– O primeiro que deve ser feito é iniciar a limpeza passando um aspirador retirando toda a sujeira possível. Depois, passe um pano seco para retirar os últimos vestígios de pó.
– No caso que o tecido do seu capitonê seja lona, couro ou napa você pode usar um pano úmido com um pouco de água e algum tipo de detergente neutro. Caso o tecido seja linho, veludo ou tecido normal de algodão, o que você deve fazer é um pouco mais complicado:
– Misture ¼ de vinagre num litro de água morna. Depois limpe o capitonê com um pano limpo utilizando a mistura preparada. Tenha cuidado de só umedecer o pano e não molhar demais.
Nos casos de manchas difíceis troque o pano por uma esponja mais embebida na solução indicada e passe um pano seco.
A limpeza permitirá que seu capitonê se mantenha nas melhores condições, mantendo o toque clássico em seu lar.